Um novo ano quase sempre vem acompanhado de um friozinho na barriga e uma boa dose de expectativa. A sensação é como se muitas coisas fossem mudar, por um simples número que avança no calendário. Mas, na verdade nua e crua, é apenas o tempo passando, fazendo seu serviço. É claro que, como disse no post página em branco, um novo ano é a chance de usar o aprendizado do ano anterior para se escrever melhor o novo capítulo que se abre, mas cada mudança a seu tempo.
Não adianta alimentar uma ansiedade desesperadora de que tudo irá se transformar nesse percurso de 365 dias. É preciso enxergar adiante e delimitar pequenos desafios menores para, a longo prazo, alçar vôos maiores.
Se sua ideia é emagrecer alguns quiilinhos, não adianta iniciar o ano se privando de tudo o que tem de mais gostoso. É necessário dar o primeiro passo. Reduzir os alimentos mais gordurosos, adquirir, aos poucos, hábitos mais saudáveis e criar objetivos curtos, para que o desânimo não interrompa o alvo final. ( É o que estou tentando fazer..rs)
Se sua meta é viver uma experiência de auto-aprendizado, talvez tornando-se alguém mais tolerante ou mais gentil, comece pelos pequenos gestos. Não adianta forçar um personagem e, de um dia para o outro, se transformar na boa samaritana, se seu apelido sempre foi Tati Quebra Barraco.
Se escrever um livro é sua meta do ano, não adianta sair escrevendo ligeiramente sobre tudo o que vê na frente. Comece com o primeiro passo. Estipule horários para se dedicar a esta atividade e, com calma, deixe as palavras dominarem, espontaneamente, o movimento de seus dedos.
Quer um ano de mais leitura? Não adianta sair comprando uma pilha de livros para amontoá-los todos na estante. E, mesmo que faça isso, não tenha pressa em finalizá-los. Eles estarão todos ali à sua espera, desfrute de cada um com prazer e tranqüilidade.
Respire. Não tente atropelar o tempo. Acredito que, para todo e qualquer plano que tenhamos para 2012, é fundamental enxergar o primeiro passo e focar naquilo que nos é mais acessível hoje e agora.
É melhor ir devagar, armazenando energias, do que gastar toda a pilha antes de chegar do outro lado do rio. No fim das contas, seu caderninho de “Planos para o ano novo” não terá sido um projeto abandonado no meio da correnteza.
E você? Qual o primeiro passo para 2012?
5 respostas
Renata, parabéns pelo novo blog. A leitura é bem agradável. Adorei, ainda, o nome do blog, Atelier das Palavras. Dá mesmo vontade de compartilhar ideias através das palavras… Sucesso pra você!
Ei, Maíra! Obrigada, fico honrada por você ter gostado =] Dessa vez, estou empenhada em levar o blog adiante, vamos ver no que dá! Beijos
Filha, como já disse anteriormente, você tem mesmo uma grande intimidade com as palavras.Fico muito honrada, porque, como já te disse, esse era um dos meus projetos que você vem realizando brilhantemente.Parabéns!!!
Oi Renata,
Desejo muito sucesso para vc e seu blog. Já estou te seguindo tb. Espero podermos trocar muitas crônicas.
abs Alexandre Vicente
Sim, sim, claro, Alexandre. Obrigada! tbm espero que possamos trocar dicas, conhecimento e muitas palavras! =)